O GISDay ou dia dos SIG, na língua portuguesa, é um evento internacional, celebrado anualmente na terceira quarta-feira do mês de novembro.

A iniciativa partiu da National Geographic Society (EUA), em 1999, tendo sido promovido na Geography Awaraness Week, com o propósito de divulgar os sistemas de informação geográfica junto das escolas e comunidade científica, alertando para a importância que a Geografia desempenha nas nossas vidas, enquanto ciência chave para a tomada de decisão, de desenvolvimento sustentável da sociedade ou nos processos de planeamento, ordenamento e gestão integrada do território. Desde então a sua celebração tornou-se anual e difundiu-se a nível mundial.

A sua celebração no concelho de Condeixa-a-Nova surge como uma oportunidade de juntar as comunidades académicas, Investigadores, empresários, utilizadores das tecnologias e público em geral com o objetivo de partilha de conhecimentos e experiências individuais e/ou coletivas, de âmbito local, regional, nacional e debate sobre os novos paradigmas que se colocam no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica.

Advertisements